Sobre o Instituto

O Instituto Arte Plena, CNPJ 11.026.496/0001-99, iniciou suas atividades em 2009 com ênfase na Educação e Cultura através da atividade musical, na produção e fomento às manifestações artísticas.

Sua diretora, a pianista Lilian Barretto, foi diretora de programação da Funarj, diretora da Sala Cecilia Meireles e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro durante 20 anos.

Desde 2009 o Instituto coordenou e dirigiu as cinco (5) edições do Concurso Internacional BNDES de Piano, implantou várias ações culturais complementares como cursos para afinadores de piano, doou 20 pianos verticais da marca Essex (Steinway and Sons), e ofereceu 14 bolsas de estudos para jovens pianistas brasileiros.

Entre 2009 e 2023 o Instituto coordenou e fez a gestão de 8 edições do Festival Internacional de Piano com itinerância nacional em 5 cidades brasileiras. Editou o Livro Guiomar Novaes do Brasil, criou a Série Medalhas de Ouro do Piano e a Mostra Brasil Musical que levou 4 musicistas brasileiros em turnê pela América Latina. Entre 1999 e 2019, a diretora executiva do Instituto produziu e fez a gestão artística e financeira das óperas Aída, Eugen Onegin, Nabucco, A Valquíria, e dos balé A Floresta do Amazonas, O Quebra-Nozes, Coppelia e Onegin para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, além de fazer a gestão executiva de várias edições do Concerto de Aniversário do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em 2019 o Instituto mudou-se para São Paulo e nos anos de 2020 e 2021, devido à pandemia, priorizou cursos e concertos online como a Série Clássicos no Verde e o Festival de Piano Almeida Prado, além de bolsas de estudos para jovens músicos.

Em 2022 iniciou uma parceria com a Casa Museu Ema Klabin para uma série de concertos denominada “Mulheres na Música” e realizou o 2º Festival Internacional de Piano com Itinerância Nacional e Masterclasses.

O Instituto Arte Plena possui acordo de Cooperação Cultural com a Escola de Comunicação e Artes da USP, parceria com Fundação Casa Museu Ema Klabin e Termo de Cooperação Técnica com a Fundação Clovis Salgado de Belo Horizonte.

Em 2023 o Instituto Arte Plena está participando do CHAMAMENTO PÚBLICO nº 01/NCC/SMC/2023, que trata da seleção de organizações da sociedade civil interessadas em celebrar Termo de Colaboração com a Secretaria Municipal de Cultura, visando à gestão compartilhada das Casas de Cultura,  localizadas no município de São Paulo, e da respectiva programação artístico-cultural.

Em agosto de 2023 o Instituto Arte Plena recebeu a qualificação de OS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.