Sobre o Instituto

O Instituto Arte Plena iniciou suas atividades em 2009 para dirigir e produzir o Concurso Internacional BNDES de Piano. Sua presidente, a pianista Lilian Barretto, foi diretora do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e da Sala Cecilia Meireles, é produtora há mais de 20 anos com extensa biografia na área de criação, planejamento e execução de projetos culturais com ênfase na atividade musical, realizou estágio de produção artística na Royal Opera House em Londres e recebeu Medalha de Ouro do Ministério da Cultura da Polônia.

Desde 2009 o Instituto coordenou e dirigiu as cinco edições do referido concurso e implantou várias ações culturais complementares como cursos para afinadores de piano no Conservatório Brasileiro de Música, doou 20 pianos verticais da marca Essex (Steinway and Sons) para Escolas de Música e ofereceu 14 bolsas de estudos para jovens pianistas brasileiros.

Além destas atividades, criou e dirigiu vários outros projetos, tais como:

2011 a 2015: Festival Internacional BNDES de Piano – Itinerância Norte e Nordeste; Lançamento do livro “Guiomar Novaes do Brasil”; Concerto do pianista Daniil Trifonov (vencedor do Concurso Tchaikovsky de 2010); Série Medalhas de Ouro – Cidade das Artes – Estrelas do Piano; Sala São Paulo /OSUSP – Apoio artístico ao Concerto Rachmaninov com o jovem e premiado pianista russo Dmitry Shishkin. / Continuidade das ações ligadas ao aprimoramento e aperfeiçoamento de jovens pianistas brasileiros através do oferecimento de bolsas de estudo, estabelecendo várias parcerias com a WFIMC – World Federation of International Music Competitions; AAF – Alink-Argerich Foundation; Paderewski International Piano Competititon, Festivais de Música no Brasil e no exterior.

2016: Mostra Brasil Musical – turnê de quatro jovens pianistas brasileiros à América Latina.

2019: O Instituto mudou-se para São Paulo e devido à pandemia priorizou suas atividades em aulas online e direção executiva em projetos de apoio a jovens músicos.