
Lilian Barretto
Diretora executiva e artística
Lilian Barretto
Diretora executiva e artística
Natural de Franca, SP, Lilian estudou no Brasil com Gilberto Tinetti, Glória Maria Fonseca Costa e Jacques Klein. No exterior, fez parte da classe do prof. Jan Ekier, na Universidade de Música Frédéric Chopin em Varsóvia, Polônia. Foi vencedora de inúmeros Concursos Nacionais de Piano, entre eles, o Concurso Nacional de Piano da Bahia onde ganhou a bolsa de estudos para estudar na Polônia.
Recebeu do Ministério da Cultura da Polônia a Medalha de Ordem ao Mérito. Participou do Congresso de Mulheres Musicistas em Paris e, por dois anos consecutivos, realizou estágio de produção artística na Royal Opera House, em Londres.
Além de sua carreira como pianista, foi diretora de programação da Funarj, diretora da Sala Cecília Meireles e diretora artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
No Brasil, tocou sob a regência de Isaac Karabtchevsky, Olivier Toni, Camargo Guarnieri, Simon Blech, David Machado, Julio Medaglia, Helder Trefzger, Y. Sharowski, Roberto Duarte, Diogo Pacheco, Alceu Bocchino, e Roberto Tibiriçá entre outros.
Como camerista realiza intensa atividade, tendo tocado com o Quarteto de Colônia, o tenor Aldo Baldin, o oboista Alex Klein, os bandoneonistas argentinos Rodolfo Mederos e Daniel Binelli, o violinista Emmanuele Baldini, além de inúmeros espetáculos com a bailarina Ana Botafogo.
Em 2001, foi jurada do Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta, em Lisboa. Nos anos seguintes apresentou-se no Festival du Château de la Follie, Bélgica, no Festival Liszt de Grottamare, no Festival de Música de Rapallo, no Amiata Piano Festival, no Festival Les Nuits Pianistiques, em Marselha, França, tocando Mozart com a Orquestra Filarmônica de Baden-Baden, sob a regência do maestro Werner Stiefel, e no Musée Debussy em Saint-Germain-en-Laye, França.
Em novembro de 2019 fez parte do Júri do Concurso Internacional Paderevsky na Polônia.
Lilian Barretto
Diretora executiva e artística