Flavia Furtado
Diretora Artística
Flavia Furtado
Diretora Artística
Natural de Volta Redonda-RJ, iniciou seus estudos musicais aos oito anos, com Ana Maria Loureiro e, mais tarde, com Linda Bustani. Foi professora do Conservatório Brasileiro de Música, em Petrópolis-RJ, e em 1995 ingressou no curso de Música da UNIRIO. De 1997 a 2000 transferiu-se para Antuérpia (Bélgica) onde é aceita na classe de Heidi Hendrickx.
Trabalhou durante dois anos no Teatro Municipal do Rio de Janeiro como assessora artística e musical. Graduou-se em Comércio Exterior na Universidade Estácio de Sá em 2003 e desde então é diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera.
Desde 2006 Flávia Furtado tem em seu portfófio mais de 80 títulos de ópera realizados, séries de temporadas sinfônicas e musicais com os seguintes teatros e instituições: Universidade Federal do Paraná, Theatro Municipal de São Paulo, Palácio das Artes, e Teatro Amazonas, entre outros.
Nos últimos anos vem desenvolvendo diversos projetos, unindo experiências em ambas as áreas com ênfase em economia criativa. Em 2020 foi indicada, e uma das finalistas do prêmio Classical Next Inovation Award da Holanda, por seu trabalho nos últimos anos em fortalecer a cadeia produtiva da ópera no país. É membro da diretoria e uma das fundadoras do Forum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto. Em 2021 assumiu a cadeira de Novos Mercados dentro do Advisory Board da Opera Co-Pro, organização internacional sediada em Londres. Em 2023 ganhou o “Grande Prêmio Concerto” – votação do público pelo seu trabalho em prol da Ópera no Brasil. No mesmo ano foi responsável por trazer ao Brasil pela primeira vez a Conferência da Ópera Latinoamerica dentro das comemorações dos 25 anos do Festival Amazonas de Ópera, evento que foi considerado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o mais importante dentro da OLA em seus 17 anos de existência.
Flavia Furtado
Diretora Artística