
Lilian Barretto
Diretora Executiva
Lilian Barretto
Diretora Executiva
“En duo, en trio, en solo, Lilian Barretto a témoigné de tout ce qui fait le bonheur de la musique: l’ardeur et la virtuosité tout d’abord, gage d’un climat d’euphorie, la capacité de s’investir à fond et l’art de parler la musique”.
MDM – La Libre Belgique, Bruxelles, Belgium
Nascida em Franca (SP), Lilian Barretto fez seus estudos com Gilberto Tinetti em São Paulo, e com Gloria Maria Fonseca Costa e Jacques Klein no Rio de Janeiro. Foi premiada nos Concursos de Piano de São Paulo e da Bahia, em 1968, e recebeu uma bolsa do Governo da Polônia para estudar na Universidade de Música Fréderic Chopin em Varsóvia, na classe do Prof. Jan Ekier em 1969/1970. Em 1970 participou do Festival Internacional de Música de Annecy, França, onde teve aulas com Amy Dommel-Dieny e Norbert Dufourcq.
Além de sua trajetória de solista e camerista, Lilian desenvolveu intensa atividade como produtora artística, diretora de Programação da Fundação de Arte do Rio de Janeiro (FUNARJ), diretora da Sala Cecília Meireles e diretora artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro durante 17 anos.
Realizou turnês pela Europa e Brasil, apresentando-se com o violinista brasileiro Paulo Bosisio em Lisboa, Londres, Madri, Oslo e Milão e com o bandoneonista Daniel Binelli na Bélgica, Itália, Rio de Janeiro e São Paulo. Gravou na Alemanha, com o tenor Aldo Baldin, os “Prelúdios e Canções de Amor” de Claudio Santoro. Em 1984 participou no Congresso Internacional de Mulheres Musicistas em Paris, e nesse mesmo ano recebeu o “Prémio Ordem ao Mérito” do Ministério da Cultura da Polônia.
Em 1985 e 1987 Lilian fez estágio profissional na Royal Opera House de Londres, a convite do Conselho Britânico do Rio de Janeiro.
No Brasil, tem atuado sob a batuta de Isaac Karabtchevsky, Roberto Tibiriçá, Olivier Toni, Camargo Guarnieri, Simon Blech, David Machado, Julio Medaglia, Helder Trefzger, Y. Sharowski, Roberto Duarte, Diogo Pacheco, Alceu Bocchino e muitos outros.
Entre 2004 e 2009 apresentou o espetáculo “Três momentos do amor” em duo com a bailarina Ana Botafogo. Em 2001 foi jurada no Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta em Lisboa, Portugal.
Entre os anos 2004-2016 tocou no “Festival Musical du Château de la Follie” em Ecaussines, Bélgica, e nos Festivais de Música de Grottammare, Rapallo e San Benedetto del Tronto, Itália, no Festival “Les Nuits Pianistiques” em Marselha, França, com a Orquestra Filarmônica de Baden-Baden regida por Werner Stiefel. Apresentou-se também no Musée Debussy em Saint-Germain-en-Laye, França e no Amiata Piano Festival, na Itália.
Desde 2009 é a Diretora Artística do Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro e Diretora Executiva do Instituto Arte Plena.
Em novembro de 2019, foi jurada no Paderewski International Piano Competition em Bydgoszcz, Polônia.
Lilian Barretto
Diretora Executiva
Flavia Furtado
Diretora Artística
Natural de Volta Redonda-RJ, iniciou seus estudos musicais aos oito anos, com Ana Maria Loureiro e, mais tarde, com Linda Bustani. Foi professora do Conservatório Brasileiro de Música, em Petrópolis-RJ, e em 1995 ingressou no curso de Música da UNIRIO. De 1997 a 2000 transferiu-se para Antuérpia (Bélgica) onde é aceita na classe de Heidi Hendrickx.
Trabalhou durante dois anos no Teatro Municipal do Rio de Janeiro como assessora artística e musical. Graduou-se em Comércio Exterior na Universidade Estácio de Sá em 2003 e desde então é diretora executiva do Festival Amazonas de Ópera.
Desde 2006 Flávia Furtado tem em seu portfófio mais de 80 títulos de ópera realizados, séries de temporadas sinfônicas e musicais com os seguintes teatros e instituições: Universidade Federal do Paraná, Theatro Municipal de São Paulo, Palácio das Artes, e Teatro Amazonas, entre outros.
Nos últimos anos vem desenvolvendo diversos projetos, unindo experiências em ambas as áreas com ênfase em economia criativa. Em 2020 foi indicada, e uma das finalistas do prêmio Classical Next Inovation Award da Holanda, por seu trabalho nos últimos anos em fortalecer a cadeia produtiva da ópera no país. É membro da diretoria e uma das fundadoras do Forum Brasileiro de Ópera, Dança e Música de Concerto. Em 2021 assumiu a cadeira de Novos Mercados dentro do Advisory Board da Opera Co-Pro, organização internacional sediada em Londres. Em 2023 ganhou o “Grande Prêmio Concerto” – votação do público pelo seu trabalho em prol da Ópera no Brasil. No mesmo ano foi responsável por trazer ao Brasil pela primeira vez a Conferência da Ópera Latinoamerica dentro das comemorações dos 25 anos do Festival Amazonas de Ópera, evento que foi considerado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o mais importante dentro da OLA em seus 17 anos de existência.
Flavia Furtado
Diretora Artística
Júlio Arelaro
Diretor Administrativo-Financeiro
Natural de Campinas – SP, Júlio começou muito cedo sua carreira profissional ingressando em 1971, aos 20 anos, na empresa multinacional Corning Inc (www.corning.com), líder em alta tecnologia na área de telecomunicações e principal produtora global de fibra ótica e equipamentos de fotônica.
Também aos 20 anos ingressa na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo onde se formou Bacharel em Ciências Econômicas.
Na Corning fez carreira muito rápida passando por vários departamentos até ser nomeado Presidente da Corning Brasil em 1996 e no ano seguinte Vice-Presidente da América Latina, acumulando as duas funções.
Foi um líder executivo com presença no mercado internacional e uma bem-sucedida experiência na geração de negócios lucrativos em mercados altamente competitivos. Realizações comprovadas no lançamento de novos produtos, desenvolvimento de novos mercados e no estabelecimento de presença significativa no mercado. Experiência no desenvolvimento de equipes de negócios e marketing de alto calibre, bem como de manufatura competitiva e fontes de abastecimento alternativas para a corporação.
Fluente em inglês e português e nível de conversação em espanhol foi pensador e planejador estratégicos, especialista na concepção e execução de programas eficazes de marke.ng e de negócios. Possui liderança excepcional e capacidade de construir times que geram ótima produtividade e excelência de desempenho do pessoal administrativo e operacional. Comprometido em exceder metas e com um histórico comprovado de produzir excepcionais resultados. Possui larga experiência internacional tendo atuado em países como Argentina, Chile, China, Japão, Reino Unido, França e Estados Unidos onde morou por 2 anos.
Aposentou-se da Corning em 2005 quando passou a atuar como consultor de negócios até 2011 quando fundou, juntamente com o empreendedor Antonio Ribeiro, o iCult Instituto de Cultura e Cidadania onde exerce até o presente a função de Diretor Administrativo-Financeiro. Nesse período, o iCult atuou como gestor em diversos projetos culturais importantes como o Projeto DAORA da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o Projeto Bertioga é Mais Cultura assim como eventos de grande porte como Brasil 1922 – 2022 no Memorial da América Latina e o Dia Internacional das Mulheres com a Orquestra Jazz Sinfônica e Convidadas, entre elas Elba Ramalho, Paula Lima, Roberta Sá e Luíza Possi, num grande show para milhares de pessoas no Parque Ibirapuera em São Paulo. O iCult ainda mantém São Paulo Big Band que se apresenta na Sala São Paulo e participou no último Rock in Rio.
Entre 2017 e 2019 atuou como membro efetivo da Comissão de Avaliação dos Resultados dos Contratos de Gestão da Secretaria de Estado da Cultura. A Comissão de Avaliação dos Resultados dos Contratos de Gestão é a instância composta por profissionais de notória especialização indicada pelo Secretário da Cultura para analisar periodicamente os resultados atingidos com a execução dos contratos de gestão firmados com organizações sociais de cultura, nas áreas de Formação Cultural, Patrimônio Museológico, Difusão Cultural e Biblioteca/Leitura.
Júlio Arelaro
Diretor Administrativo-Financeiro