
Lilian Barretto
Diretora executiva e artística
Lilian Barretto
Diretora executiva e artística
“En duo, en trio, en solo, Lilian Barretto a témoigné de tout ce qui fait le bonheur de la musique: l’ardeur et la virtuosité tout d’abord, gage d’un climat d’euphorie, la capacité de s’investir à fond et l’art de parler la musique”.
MDM – La Libre Belgique, Bruxelles, Belgium
Nascida em Franca (SP), Lilian Barretto fez seus estudos com Gilberto Tinetti em São Paulo, e com Gloria Maria Fonseca Costa e Jacques Klein no Rio de Janeiro. Foi premiada nos Concursos de Piano de São Paulo e da Bahia, em 1968, e recebeu uma bolsa do Governo da Polônia para estudar na Universidade de Música Fréderic Chopin em Varsóvia, na classe do Prof. Jan Ekier em 1969/1970. Em 1970 participou do Festival Internacional de Música de Annecy, França, onde teve aulas com Amy Dommel-Dieny e Norbert Dufourcq.
Além de sua trajetória de solista e camerista, Lilian desenvolveu intensa atividade como produtora artística, diretora de Programação da Fundação de Arte do Rio de Janeiro (FUNARJ), diretora da Sala Cecília Meireles e diretora artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro durante 17 anos.
Realizou turnês pela Europa e Brasil, apresentando-se com o violinista brasileiro Paulo Bosisio em Lisboa, Londres, Madri, Oslo e Milão e com o bandoneonista Daniel Binelli na Bélgica, Itália, Rio de Janeiro e São Paulo. Gravou na Alemanha, com o tenor Aldo Baldin, os “Prelúdios e Canções de Amor” de Claudio Santoro. Em 1984 participou no Congresso Internacional de Mulheres Musicistas em Paris, e nesse mesmo ano recebeu o “Prémio Ordem ao Mérito” do Ministério da Cultura da Polônia.
Em 1985 e 1987 Lilian fez estágio profissional na Royal Opera House de Londres, a convite do Conselho Britânico do Rio de Janeiro.
No Brasil, tem atuado sob a batuta de Isaac Karabtchevsky, Roberto Tibiriçá, Olivier Toni, Camargo Guarnieri, Simon Blech, David Machado, Julio Medaglia, Helder Trefzger, Y. Sharowski, Roberto Duarte, Diogo Pacheco, Alceu Bocchino e muitos outros.
Entre 2004 e 2009 apresentou o espetáculo “Três momentos do amor” em duo com a bailarina Ana Botafogo. Em 2001 foi jurada no Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta em Lisboa, Portugal.
Entre os anos 2004-2016 tocou no “Festival Musical du Château de la Follie” em Ecaussines, Bélgica, e nos Festivais de Música de Grottammare, Rapallo e San Benedetto del Tronto, Itália, no Festival “Les Nuits Pianistiques” em Marselha, França, com a Orquestra Filarmônica de Baden-Baden regida por Werner Stiefel. Apresentou-se também no Musée Debussy em Saint-Germain-en-Laye, França e no Amiata Piano Festival, na Itália.
De 2008 a 2016 foi Diretora Artística do Concurso Internacional de Piano BNDES do Rio de Janeiro e desde 2021 é a Diretora Artística do Festival Internacional de Piano do Rio de Janeiro.
Em novembro de 2019, foi jurada no Paderewski International Piano Competition em Bydgoszcz, Polônia. Lilian é a diretora da Sonata Produções Artísticas e diretora-executiva do Instituto Arte Plena.
Lilian Barretto
Diretora executiva e artística
Flavia Furtado
Diretora administrativa
Pianista de formação, estudou no Brasil com Linda Bustani e na Bélgica com Heidi Hendricks. Mais tarde, formou-se em Comércio Exterior e, desde então, vem gerindo e desenvolvendo trabalhos com a economia da cultura em diversos âmbitos, junto a Ópera Latinoamérica e o Festival Amazonas de Ópera.
Em 2006, criou a Vlaanderen Produções Culturais, empresa especializada em grandes eventos de música clássica com mais de 70 produções no currículo, entre óperas, teatro, concertos e festivais, trabalhando com algumas das instituições mais importantes do país, como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Theatro Municipal de São Paulo, Theatro São Pedro, Teatro Amazonas, Centro Cultural Banco do Brasil, Fundação Clóvis Salgado, Universidade Federal do Paraná e Theatro da Paz.
Entre seus trabalhos mais significativos estão o Festival Amazonas de Ópera, e produções como a ópera “A Menina das Nuvens”, de Villa-Lobos, “Aula Magna com Stálin” de David Pownall, “Ça-Ira”, ópera de Roger Waters, a Bienal “Música Hoje”, duas turnês brasileiras do grupo ICE – International Contemporary Ensemble, entre outros.
Em 2020 foi uma das 10 finalistas ao prêmio Classical Next – Innovation Award (Holanda) pelo seu trabalho em divulgar todos os aspectos econômicos e sociais da indústria da ópera no Brasil. É fundadora e uma das Diretoras do Fórum Brasileiro de Ópera, Dança & Música de Concerto.
Flavia Furtado
Diretora administrativa
Júlio Arelaro
Diretor Financeiro
Júlio Antonio Arelaro é economista (1978, FEA-USP) com especialização nos EUA (2004, Tuck School of Business at Dartmouth), Índia (2004, Indian Institute of Management) e Inglaterra (2005, Templeton College, Oxford). Entre 2000 e 2006 foi Presidente da Corning Brasil e Vice-Presidente da Corning International Inc., com foco em Planejamento Estratégico, Implementação de Projetos, Gestão Financeira e Controle. A Corning é uma empresa global, atuando na área de tecnologia e inovação (www.corning.com). Também foi Presidente do Conselho da Associação dos Fabricantes de Equipamentos para Controle de Emissões Veiculares AFEEVAS (www.afeevas.org.br) entre 2003 e 2007. Desde 2006 tem se dedicado à consultoria, atuando em diversos projetos nas áreas de cultura, entretenimento e comunicações.
Júlio Arelaro
Diretor Financeiro